quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Inquérito: Os malefícios e benefícios do vinho

Se tem mais de 18 anos e deseja colaborar no nosso inquérito, por favor indique
a sua idade , género e profissão.


Depois responda às seguintes questões:

1- Costuma beber vinho? Se sim em que ocasiões?
2– Considera que o consumo de vinho tem malefícios? Se sim, quais?
3– Considera que o consumo de vinho tem benefícios? Se sim, quais?


Agradecemos desde já a sua colaboração.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá meninos

Adorei ler sobre o trabalho que estão a desenvolver. Mas, meus malandros, não se ponham a bebericar o produto do "trabalho" das leveduras. Não é bom para meninos. Mas, vou-vos contar uma coisa: há muitos milhares de anos, o vinho permitiu que muita gente não morresse. Sabem porquê? É que nesses tempos a água que se bebia era a dos lagos, dos rios e, até, dos charcos. E, por vezes, a qualidade dessa água não era boa e existiam nela muitos micróbios que originavam doenças. Que até podiam ser graves. Ora o vinho tem muito álcool e esse álcool evita que se desenvolvam muitos dos tais micróbios que podem ser maus para a saúde das pessoas. Mas hoje esse problema já não existe no nosso País. Bebemos água que sai das nossas torneiras e que já foi antes tratada para não nos criar problemas. Temos sorte!

Outra coisa que vos queria contar é que a levedura que vos vai "fazer" o vinho, e que é um micróbio nosso amigo, é a mesma que leva a que o pão seja tão fofo, com buraquinhos, crescido e com um sabor que é uma maravilha. Estão a ver que são mesmo nossas amigas. Se calhar qualquer dia vão observar o trabalho delas numa massa feita com farinha e água. É só ver a massa a crescer. Até parece magia!

Agora vou mandar este mail e + o vosso à Mané. Chamamos-lhe Mané, mas ela é a Profª Conceição Dias. Eles sabe muitooooooooo sobre micróbios e vai-vos dizer se as leveduras estão nesse tal pó branco que cobre as uvas. Aposto em como vão aprender coisas com ela. Este vosso site aqui vai para ela.

http://europadescobertaspasteur.blogspot.com/2009/10/o-lagar-na-sala-de-aula-i.html

Não vos tenho falado porque tenho andado de férias. Neste ano fui muito tarde. Mas a partir da róxima semana estou sempre por aqui e, se precisarem de alguma coisa, escrevam-me. Adoro receber notícias sobre os vossos projectos.

Um beijinho à vossa Professora Maria da Luz

Anónimo disse...

idade:
Imagino que cerca de 5 ou 5 vezes a vossa idade.

género:
feminino

profissão:
professora

1- Costuma beber vinho? Se sim em que ocasiões?

Sim. Não todos os dias, mas de vez em quando. Às refeições para acompanhar a comida. E de vez em quando com amigos, só para o apreciar e para que seja o acompanhamento de uma boa conversa.

2– Considera que o consumo de vinho tem malefícios? Se sim, quais?

Se o consumo fôr em excesso, sim. Como acontece com muitas outras coisas. Mas neste caso o efeito do alcool pode ser muito grave e causar problemas grandes a quem o consome em excesso e às pessoas que lhe são próximas.

3– Considera que o consumo de vinho tem benefícios? Se sim, quais?

Há estudos que demonstram que, na conta certa, tem efeitos benéficos na nossa saúde.
Mas há outros aspectos muito interessantes. Um bom vinho é uma bebida que pode dar muito prazer a quem o bebe.
É ainda o resultado de um apurar de técnicas empírico (através da experiência) que faz parte do património cultural de um povo. É interessante descobri-lo, conhecê-lo melhor.

Tudo coisas muito boas!

Unknown disse...

Olá
Parece-me que o vosso vinho feito com todos os cuidados e preceitos,vai ser muito bom!
Para o ano toca a experimentar fazer cidra de maçã, combinado? assim eu posso aprender a receita :)
Quanto ao vosso inquérito aqui vão as respostas:
1- Costuma beber vinho? Se sim em que ocasiões?
Sim, a acompanhar a refeição, sobretudo ao fim de semana, mas não quando se tem de ir trabalhar depois do almoço ou do jantar.
2– Considera que o consumo de vinho tem malefícios? Se sim, quais?
O vinho pode ser muito prejudicial, se bebido antes da idade própria 17-18 anos, ou quando se bebe demasiado. As mulheres têm de ter muito mais cuidado, porque o seu organismo não está preparado para as mesmas quantidades de alcool do que os homens. Mas o vinho já foi considerado um medicamento e inclusivé usado para desinfectar feridas e como tónico quando as pessoas estavam com anemia - poucos glóbulos vermelhos no sangue. Além disso não é tão alcoólico como outras bebidas, e há estudos que referem que o vinho tinto tem substâncias que podem ser protectoras - sempre bebido em pequenas quantidades. Ou seja - um copo de vinho á refeição (cerca de 15-20 ml) não faz mal á saúde, com excepção das pessoas que tenham alguma doença que não o permita, claro.

3– Considera que o consumo de vinho tem benefícios? Se sim, quais?
Olha já fui respondendo na pergunta de cima... É também uma bebida saborosa e que faz realçar o sabor de alguns pratos, e tem muitas tradições no nosso país mantendo vivas povoações e quintas de zonas como o Douro, o Ribatejo ou o Alentejo. É muitas vezes um óptimo embaixador do nosso país e reconhecidamente apreciado pelo mundo fora.
Beijinhos a todos e bom trabalho!

Micróbios à Solta disse...

Olá Margarida!
Muito obrigada pela participação!
Só falta dizer a sua idade e profissão, pode ser?
Beijinhos dos Micróbios à Solta

Enviar um comentário