quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Lagar na Sala de Aula - I

O Outono é o tempo das vindimas. Assim, chegou à nossa escola um cheirinho desta tradição, num belo cesto de uvas.

Aproveitando a ocasião para trabalhar no nosso projecto, montámos na nossa sala de aula num pequeno lagar improvisado.

Já todos tínhamos visto e comido uvas muitas vezes, mas nunca tínhamos olhado para elas com atenção.


A primeira actividade que desenvolvemos foi a observação cuidada do fruto com que se faz o vinho.
A professora distribuiu a cada aluno um copinho contendo um bago de uva cortado do cacho. Depois de usar os sentidos e discutir as observações de cada um, elaborámos o seguinte registo:

Visão
O bago é de cor verde. Tem uma forma ovalada. É revestido por uma pele fina, coberta de pó branco. A polpa é verde e brilhante. Tem no seu interior uma ou duas grainhas castanhas em forma de gota.


Tacto
O bago é duro. A pele é lisa e macia. A polpa é gelatinosa e larga um sumo pegajoso.


Paladar
A polpa é muito doce, mas as grainhas são amargas
Seguidamente desenhámos a nossa uva e escrevemos a sua legenda.




Na segunda parte da aula aprendemos a fazer vinho.
Primeiro esmagámos as uvas com os pés. Era assim que se fazia antigamente e ainda se faz em muitos lugares.

Para dar o ritmo, costuma-se cantar enquanto se pisa e nós assim fizemos.
Foi muito divertido. Aprendemos que o sumo que saiu das uvas se chama mosto e é muito doce.
Com um instrumento chamado “Pesa Mosto”, vimos que tinha uma densidade de 1090, o que equivale a 12g de açúcar. Com este resultado e segundo a indicação do aparelho, o vinho depois de pronto ficaria com 12,5 graus de álcool.



É aqui que entram em acção os nossos amigos micróbios:
Quem irá transformar o mosto em vinho serão as leveduras das uvas. Estas vivem no pó branco que observámos na película que reveste o bago.

O “trabalho” destes microrganismos chama-se fermentação. Eles vão consumir o açúcar do mosto, produzindo álcool e um gás chamado anidrido carbónico que é tóxico.
A este propósito recordámos as notícias recentes da morte de três pessoas por terem o respirado quando faziam vinho numa sala sem ventilação.

Seguidamente, colocámos o mosto num recipiente transparente onde iremos observar o trabalho das leveduras durante os próximos dias.

Por fim, marcámos a altura a que o mosto chegava no recipiente e medimos a sua temperatura que era de 25 graus centígrados.


Estamos ansiosos por ver o que vai acontecer.
Depois contamos o que observarmos.

6 comentários:

Rosario Oliveira disse...

Que actividades mais interessantes. Percebe-se que aprenderam bastante e também se divertiram, certo? Do meu lado até fiquei inebriada!

Abraços a todos.
Rosário

ALUNA CATARINA disse...

Ainda nao tinha visto esta parte, mas ainda bem que a vi pelo menos rime um bocado, ja que nao pode ver ao vivo....

ALUNA CATARINA

Paulina Mata disse...

Muitos parabéns para os alunos e para a professora.

Muito interessante!

Depois se precisarem de uma cobaia para provar o vinho... podem contar comigo. É que vocês não vão poder mesmo.

Mas vão aprender muita coisa, muito interessante. E isso é o que é realmente importante!

Parabéns!

Micróbios à Solta disse...

Ficamos MUITO felizes com a participação da Drª Paulina no nosso blogue!

É uma investigadora que, para além do seu trabalho inovador, gosta de incentivar os mais pequenos a aprender ciência.
Aqui fica um comentário importante que nos enviou sobre os acidentes de asfixia no lagar:

"Para começar muitos parabéns pelo trabalho. Gostei do blog e acho muito interessante o trabalho com as uvas e o vinho. Dá para tanta coisa...

Só um pequeno esclarecimento, relativamente a uum detalhe que não está muito rigoroso.

A certa altura dizem que na fermentação se produz anidrido carbónico que é tóxico. De facto não está muito correcto. O anidrido carbónico (também chamado dióxido de carbono) é o gás que se forma no nosso organismo quando respiramos. Que ingerimos nas bebidas alcoólicas... de facto não é tóxico. Não foi o dióxido de carbono que matou as pessoas há dias nas adegas, mas sim a falta de oxigénio. Produziu-se muito dióxido de carbono que "ocupou" o espaço todo e não havia oxigénio suficiente. Já agora, é também o gás que produz o efeito de estufa.
Em excesso tem os seus inconvenientes, que podem ser graves. Cmo tudo... se bebermos 6 litros de água por dia também faz mal, podemos inclusivamente acabar por morrer desidratados, sem sais minerais...

Parabéns e vá dando conta do seu trabalho, que nos interessa sempre.

Beijinhos

Paulina"

Micróbios à Solta disse...

Aqui está mais um contributo de outra ilustre investigadora, a Drª Margarida Guerreiro que também se disponibiliza para nos apoiar neste projecto.
Digam lá que não estamos cheios de sorte?

"Olá meninos
Adorei ler sobre o trabalho que estão a desenvolver. Mas, meus malandros, não se ponham a bebericar o produto do "trabalho" das leveduras. Não é bom para meninos. Mas, vou-vos contar uma coisa: há muitos milhares de anos, o vinho permitiu que muita gente não morresse. Sabem porquê? É que nesses tempos a água que se bebia era a dos lagos, dos rios e, até, dos charcos. E, por vezes, a qualidade dessa água não era boa e existiam nela muitos micróbios que originavam doenças. Que até podiam ser graves. Ora o vinho tem muito álcool e esse álcool evita que se desenvolvam muitos dos tais micróbios que podem ser maus para a saúde das pessoas. Mas hoje esse problema já não existe no nosso País. Bebemos água que sai das nossas torneiras e que já foi antes tratada para não nos criar problemas. Temos sorte!
Outra coisa que vos queria contar é que a levedura que vos vai "fazer" o vinho, e que é um micróbio nosso amigo, é a mesma que leva a que o pão seja tão fofo, com buraquinhos, crescido e com um sabor que é uma maravilha. Estão a ver que são mesmo nossas amigas. Se calhar qualquer dia vão observar o trabalho delas numa massa feita com farinha e água. É só ver a massa a crescer. Até parece magia!
Agora vou mandar este mail e + o vosso à Mané. Chamamos-lhe Mané, mas ela é a Profª Conceição Dias. Eles sabe muitooooooooo sobre micróbios e vai-vos dizer se as leveduras estão nesse tal pó branco que cobre as uvas. Aposto em como vão aprender coisas com ela. Vou enviar para ela este vosso site."

Não vos tenho falado porque tenho andado de férias. Neste ano fui muito tarde. Mas a partir da róxima semana estou sempre por aqui e, se precisarem de alguma coisa, escrevam-me.
Adoro receber notícias sobre os vossos projectos.

disse...

Ora cá estou eu outra vez!!!!

Sim senhora, que belos meninos a ajudar a pisar oas uvas... Espero que a Matilde tenha lavado muito bem os pezinhos antes de ir lá para dentro!!!!
Gostei muito dos vossos desenhos, e nota-se que estão muito aplicados. É uma actividade muito interessante, quem sabe, um dia, algum de vocês poderá vir a ser produtor de Vinhos Portugueses, tão apreciados no Mundo inteiro!!!!!

Continuem o Bom Trabalho!!!!

Enviar um comentário